Perspectivas Urbanas de Paulo Afonso - Bahia
- sertaogeografia
- 27 de jul. de 2015
- 4 min de leitura
No dia 28 de julho a minha querida Paulo Afonso – BA completa 57 anos de emancipação política, para celebrar a data elaborei uma pequena análise urbana da cidade com suas principais características.
Paulo Afonso é uma cidade de estrutura planejada, banhada pelo Rio São Francisco, faz divisa com os estados de Alagoas e Sergipe, a sua região central está localizada em uma ilha artificial construída a partir da implantação das usinas hidrelétricas. A sua economia é voltada para o turismo, geração de energia e comércio local.

Imagem: Prefeitura Municipal de Paulo Afonso
A cidade possui uma forte relação com o meio rural pela presença de pequenos agricultores e localização de diversos povoados em seu entorno. Sua área urbana é diferenciada do rural pela presença de um maior quantitativo populacional, presença de bairros, avenidas, ruas, centro comercial e sede municipal. Paulo Afonso iniciou o seu processo de urbanização através do crescimento populacional que se deu por conta da construção das hidrelétricas.
Zona Rural - Paulo Afonso - BA Zona Urbana - Paulo Afonso - BA

Foto: Rodrigo Gomes
Em Paulo Afonso, é possível encontrar uma forte relação interurbana e intra-urbana entre as dimensões rural e urbana, pois os moradores da zona rural precisam de serviços oferecidos na zona urbana, alguns trabalham no centro da cidade, os pequenos produtores rurais que levam seus produtos para serem comercializados na feira livre, os filhos destes produtores que se deslocam da zona rural para estudar, entre outros.
Mercado Municipal de Paulo Afonso – BA

Foto: Rodrigo Gomes
A partir de seu crescimento econômico e populacional a cidade apresenta o seu processo de urbanização baseado também em seu crescimento horizontal, dentre estes aspectos estão à construção dos complexos habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida nos bairros Tancredo Neves I e Moxotó Bahia e de condomínios privados como o Encontro das Águas no Jardim Bahia. Recentemente tem surgido um considerável processo de verticalização, ou seja, o processo de crescimento vertical, podendo ser observado principalmente na sua região central, com a construção de diversos edifícios residenciais e comerciais. Pode-se citar como exemplo a construção do anexo do San Marino Hotel e do condomínio Residencial Girassol.
Verticalização em Paulo Afonso – BA

Foto: Rodrigo Gomes
Assim como toda cidade, Paulo Afonso possui uma forma urbana única, peculiar, os espaços jamais se igualam com o de qualquer outra cidade. O centro comercial está localizado na ilha, na Avenida Apolônio Sales é onde estão localizadas as redes de escala nacional como a Marisa, Le Biscuit, Lojas Americanas. Os bairros mais populosos são Tancredo Neves I, II e III, o espaço de lazer mais popular é o Balneário Prainha.
Imagem Aérea Paulo Afonso - BA

Foto: Google
Imagem Aérea Paulo Afonso - BA

Foto: Google
A centralidade urbana de Paulo Afonso é o foco principal de vida da cidade, é onde estão concentrados os centros comerciais e de serviços mais importantes, e onde encontramos o maior fluxo de pessoas. O comércio de Paulo Afonso é voltado para a venda de confecções, móveis, eletrodomésticos, supermercados, entre outros, além do setor de bares e restaurantes. O setor industrial é caracterizado pela Fábrica de Cerâmica São Francisco, distribuidoras de bebidas como a Coca-Cola e Itaipava. No setor de serviços destacam os centros médicos localizados na Avenida Apolônio Sales, e os centros educacionais como as faculdades Unisa, Unit, Fasete.
Centro Comercial de Paulo Afonso - BA

Foto: Google
A periferia da cidade de Paulo Afonso é identificada com alguns bairros como: Perpétuo Socorro, Jardim Bahia, BTN I, II, e III, Centenário, Benone Rezende, General Dutra, Panorama, Caminho dos Lagos, entre outros. Alguns deles são bairros de classe média alta (nem sempre periferia é sinônimo de lugar pobre).
Bairro General Dutra - Paulo Afonso - BA

Foto: Google
Bairro Tancredo Neves II

Foto: Google
A cidade apresenta rugosidades que ajudam a contar a sua história, destacam-se o Bondinho da Ilha do Urubu, o Monumento ao Trabalhador que foi construído em homenagem aos trabalhadores que faziam as perfurações nas rochas para a construção da usina, o Touro e a Sucuri representando o rio com suas forças e as ciências respectivamente e a igreja São Francisco de Assis.
Igreja São Francisco de Assis

Foto: Rodrigo Gomes
Monumento ao Trabalhador

Foto: Prefeitura Municipal de Paulo Afonso
Em Paulo Afonso encontram-se aspectos de tempo e cultura que são de grande relevância para a identidade da cidade, podendo citar a Igreja Matriz Nossa Senhora de Fátima, localizada na Avenida Getúlio Vargas (Rua da Frente) e a Associação Folclórica e Comunitária "Os Cangaceiros" que é um grupo que conta a história do cangaço.
Igreja Nossa Senhora de Fátima

Foto: Rodrigo Gomes
Associação Folclórica e Comunitária “Os Cangaceiros”

Foto: Prefeitura Municipal de Paulo Afonso
A cidade de Paulo Afonso apresenta diversos espaços públicos onde é possível desenvolver atividades coletivas de interação social, destacam-se: o Parque Belvedere, a Praça das Mangueiras, Praça da Tribuna, Coreto, Praça do Casquetinho, Praça dos Aposentados, entre outros.
Apresentação do guitarrista Igor Gnomo na Praça da Tribuna

Foto: Igor Gnomo (página no Facebook)
Parque Belvedere

Foto: Google
Show Igor Gnomo – Praça das Mangueiras

Foto: Ricardo Pereira
Caros amigos do Ser Tão Geografia, essa foi minha singela forma “geográfica” de homenagear a minha querida cidade onde vivo aventuras, me divirto e aproveito cada cantinho dela. Para quem conhece Paulo Afonso, esse foi um jeito diferente de observá-la e para quem não conhece que venha então visitar, tenho certeza que terá uma experiência incrível na “Terra da Energia”.
Para saber mais sobre as belezas de Paulo Afonso acesse:
http://www.pauloafonso.ba.gov.br/turismo/
Comentários